inicial

logo-1

Aperte o PLAY

Carregando ...

Tocando Agora:

Carregando ...
RÁDIO R - BOAS FESTAS - 980x135

Artesão cria réplica da casa de infância da dupla Chitãozinho e Xororó em Rondon

O local onde a dupla viveu durante anos e onde cantou pela primeira vez foi “recriado” em miniatura pelas mãos de um escultor da região.

Nascidos em Astorga (a 132 quilômetros de Cianorte) os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó passaram parte da infância no noroeste paranaense, em Rondon (a 38 quilômetros de Cianorte). O local onde a dupla viveu durante anos e onde, inclusive, cantou pela primeira vez, foi “recriado” em miniatura pelas mãos de um escultor da região.

A homenagem foi feita por Osmar Sarábia Garcia, de 73 anos, após um pedido de uma fã da dupla, que queria presentear os cantores. A réplica desenvolvida pelo publicitário aposentado, morador de Maringá (a 79 quilômetros de Cianorte), leva detalhes minuciosos do imóvel onde os sertanejos viveram.

 

Em entrevista ao Portal da Cidade, Garcia diz que teve pouquíssimas informações sobre como era a casa. O escultor já havia feito outras réplicas, mas sempre com muitas imagens para se basear e conseguir reproduzir o mais próximo possível da realidade. Esta, no entanto, foi a primeira em que ele precisou trabalhar sem ter detalhes mais precisos.

Segundo ele, a principal fonte de informação foi uma fotografia antiga. “Pela fotografia, calculando largura de tábuas, eu cheguei a essa conclusão. A parte de dentro, com os móveis que são originais da época, eu consegui por meio de um programa de televisão”, revela.

A casinha foi produzida com palitos de sorvete, pedaços de madeira e papelão. No total, o artesão levou aproximadamente 160 dias para produzir a obra completa.

Para o artista, desenvolver algo para pessoas tão reconhecidas nacionalmente foi gratificante. “Foi uma satisfação. Nós sempre fazemos para pessoas ‘simples’, e de repente você se vê fazendo [seu trabalho] para uma dupla tão famosa, é muito legal”, afirma.

Depois de entregue à dupla, o trabalho do artista também chamou a atenção dos cantores. Em vídeos gravados e divulgados nas redes sociais, Xororó mostrou detalhes da casa e se disse impressionado com a riqueza de detalhes. Chitãozinho também agradeceu o empenho do escultor. “Achei muito bonito o seu trabalho. Quero te agradecer e te cumprimentar pelo artista maravilhoso que você é e pelo excelente trabalho que faz”, disse Chitãozinho.

A primeira réplica da casa de infância da dupla ficou com Xororó. Agora, Osmar Garcia trabalha para produzir mais uma miniatura igual à primeira, que será entregue a Chitãozinho.

 

Fonte: Portal da Cidade Cianorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *