inicial

logo-1

Aperte o PLAY

Carregando ...

Tocando Agora:

Carregando ...
RÁDIO R - BOAS FESTAS - 980x135

Amendoim no pulmão: susto com filha de Bárbara Evans é problema comum em idosos e crianças; veja riscos

No início da semana, a modelo Bárbara Evans relatou em suas redes sociais um susto que viveu com uma de suas filhas. Ayla, de quatro anos, teve que passar por uma cirurgia para retirar um amendoim do pulmão.

O problema, conhecido como broncoaspiração, acontece quando há a aspiração de um conteúdo estranho para dentro das vias respiratórias.

Nos vídeos, Bárbara explica que a filha estava comendo amendoins sem casca e se engasgou. A criança não chegou a ficar sem ar, mas a mãe percebeu um comportamento estranho depois do episódio.

“Ela deu uma tossida na hora, chegou a vomitar, mas comecei a ouvir um chiado na respiração dela e a respiração bem cansada. […] Podia ser um começo de asma ou bronquite, mas eu pensei ‘como assim depois que a menina engasgou que deu isso?'”, conta Bárbara Evans nos vídeos.

 

Após a passagem por mais de um especialista e a realização de alguns exames, constatou-se que parte do amendoim havia sido aspirado para o pulmão. O conteúdo foi retirado por meio de um procedimento cirúrgico.

g1 conversou com pneumologistas que explicam que a broncoaspiração é um problema comum e alertam para os principais riscos.

Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas

Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas

Saiba mais

Problema comum em crianças e idosos

 

A aspiração de um conteúdo do estômago para dentro das vias respiratórias é algo comum de acontecer com crianças e idosos.

Ricardo Martins, pneumologista e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SPBT), detalha que a broncoaspiração acontece com frequência nesses dois grupos por diferentes motivos.

“No caso das crianças, acontece porque elas têm a tendência de colocar tudo na boca. E aí acabam aspirando pequenos fragmentos, sejam pedaços de alimentos ou até brinquedos”, comenta Ricardo Martins.

 

O pneumologista também pontua que, pela via aérea ser ainda mais próxima da digestiva nas crianças, elas ficam ainda mais suscetíveis a enfrentar esse tipo de problema.

Já nos idosos, a broncoaspiração acontece por causa da deficiência na musculatura que promove a deglutição.

O professor de pneumologia da Faculdade de Medicina da USP, Carlos Carvalho, explica que há uma membrana responsável por fechar as vias respiratórias no momento da deglutição. Com a idade, essa membrana vai se tornando mais flácida, facilitando que fragmentos de alimentos caiam na traqueia e sejam levados para o pulmão.

Apesar de ser um pouco menos comum, a broncoaspiração também pode acontecer com adultos. Nesses casos, o engasgo é decorrência da ingestão muito rápida das refeições.

Engasgo de bebês: pediatra dá orientações de como socorrer a criança e prevenir acidentes

Engasgo de bebês: pediatra dá orientações de como socorrer a criança e prevenir acidentes

Riscos da broncoaspiração

 

Os pneumologistas alertam que a aspiração de corpos estranhos para as vias aéreas pode acarretar casos mais graves.

Ricardo Martins avalia que, caso a broncoaspiração passe despercebida, o quadro pode evoluir para uma pneumonia.

“Algumas pessoas têm o episódio de engasgo, expelem o alimento e acabam não percebendo a aspiração. Essa aspiração pode se manifestar tempos depois, na forma de infecção com a obstrução de alguma via aérea”, afirma.

Carlos Carvalho também lembra que, quando há uma evolução da infecção, o tratamento pode ser mais complexo.

“Casos que evoluem para uma pneumonia precisam ser tratados com antibióticos. Além disso, se a partícula for muito grande, é preciso realizar uma broncoscopia para a retirada desse elemento”, adverte o pneumologista.

 

Como prevenir a broncoaspiração?

 

Apesar de ser um problema comum, é possível evitar os episódios de broncoaspiração.

Os especialistas destacam algumas medidas que pode ajudar os diferentes grupos a fugirem dessa situação:

1. Para crianças

  • Ter muito cuidado com objetos pequenos, sejam grãos, botões, fragmentos de alimentos ou brinquedos que possam ser facilmente colocados na boca e aspirados

 

2. Para idosos

  • Ter atenção com a mastigação, para evitar que alimentos muito grandes acabem sendo desviados para as vias aéreas
  • Realizar sessões de fonoaudiologia para fortalecer a membrana que atua na deglutição

3. Para adultos

  • Realizar refeições com calma, evitando ingerir os alimentos com muita rapidez
  • Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições
  • Evitar falar e realizar movimentos bruscos enquanto come

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *