Atualização do Windows 10 traz widget de clima e notícias para a barra de tarefas

Microsoft promoveu uma atualização do Windows 10 que inaugura um widget de clima e notícias recentes dentro da barra de tarefas, marcando a primeira grande mudança de uma das principais áreas do sistema operacional em anos.

A mudança posiciona as notícias mais recentes do dia junto de informações de previsão de tempo, no mesmo local onde você adiciona ícones de seus programas mais usados. Com isso, você consegue acessar as principais notícias e se prevenir de mudanças no tempo sem precisar abrir o menu “Iniciar” nem instalar uma aplicação de outro fornecedor.

Novo recurso do Windows 10 adiciona widget de notícias do dia e previsão do tempo à barra de tarefas. Imagem: Microsoft/Divulgação

Ao clicar no widget, ele vai se abrir em um pequeno feed que pode ser personalizado conforme a preferência do usuário: se você for um fã de finanças ou esportes, será possível alterar as configurações do widget para que ele priorize essa editoria nas principais publicações da sua região.

Como já era de se esperar, as informações são um apanhado coletado pelo serviço Microsoft News, que emprega inteligência artificial na gestão de notícias por parte da empresa liderada por Satya Nadella – a plataforma reúne notícias publicadas por mais de 4,5 mil fontes.

A atualização da Microsoft não vem sem ressalvas, porém: a primeira é a de que o widget exige que o Edge, o navegador da Microsoft baseado na Chromium Engine, esteja instalado no computador. Basicamente, isso significa que qualquer link clicado do widget o forçará a ler a notícia completa pelo Edge.

A segunda é a de que essa atualização só está disponível, por enquanto, para membros do programa Windows Insider nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia. A Microsoft não informou quando esse novo recurso deixará sua fase de testes (beta) nem tampouco se ele chegará para outros mercados.

Fonte: The Verge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *