inicial

logo-1

Aperte o PLAY

Carregando ...

Tocando Agora:

Carregando ...
rádio r - abril data 980x135

Análise: como o Palmeiras transformou atropelo em virada épica e força na luta pelo título

Se o jogo da quarta-feira entre Botafogo e Palmeiras era tratado como uma final, o Verdão saiu de campo com moral de um campeão que agora irá brigar de vez pelo título brasileiro em 2023. Após ir para o intervalo perdendo por 3 a 0, o Verdão virou de forma épica e venceu por 4 a 3.

Botafogo 3 x 4 Palmeiras – Melhores momentos – 31ª rodada do Brasileirão 2023

Mais do que os três pontos conquistados e a diminuição da vantagem do Botafogo na liderança – é importante ressaltar que o time carioca tem uma partida a menos na tabela -, a vitória da maneira como foi conquistada eleva moral do vencedor e abala emocionalmente o rival.

– Não vou alterar aquilo que disse há um turno atrás quando o Botafogo ganhou na nossa casa. Disse que o Botafogo tinha tudo para ser campeão e a única equipe que só depende deles para ser campeão.

– Portanto tem essa vantagem e isso não vou alterar. Nós vamos procurar fazer nossos jogos. Temos jogos difíceis, quem conhece o Brasileirão, como eu agora conheço, sabe – disse Abel após a partida.

O semblante de Abel resume o que foi o primeiro tempo do Palmeiras contra o Botafogo  — Foto: André Durão

O semblante de Abel resume o que foi o primeiro tempo do Palmeiras contra o Botafogo — Foto: André Durão

Alguém anotou a placa?

Foi um verdadeiro atropelo. A única estatística em que o Palmeiras levou vantagem no primeiro tempo contra o Botafogo foi a posse de bola: 53% contra 47%. Apesar disso, quem controlou e mandou no jogo nos primeiros 45 minutos foi o time carioca. O Verdão praticamente assistiu ao intenso, veloz e letal futebol apresentado pelo líder do campeonato.

Celebrado nas três partidas com vitórias seguidas no Brasileirão, o sistema com três zagueiros não funcionou contra o Botafogo. Mais do que isso, foi determinante para que o adversário levasse tanta vantagem nas disputas contra a defesa alviverde. Ao todo, foram 15 finalizações e três gols do time carioca.

Palmeiras foi amplamento dominado pelo Botafogo no primeiro tempo  — Foto: André Durão

Palmeiras foi amplamento dominado pelo Botafogo no primeiro tempo — Foto: André Durão

Palmeiras finalizou apenas duas vezes em todo o primeiro tempo, sendo a primeira delas apenas aos 34 minutos. No lance seguinte, o Botafogo encaixou um contra-ataque e marcou o seu terceiro gol, com Júnior Santos. Antes, Eduardo aproveitou passe e a defesa totalmente desmontada do Verdão para abrir o placar, em chute que desviou em Murilo e deixou Weverton sem chances de defesa.

Mais efetivo no ataque, o Botafogo teve Victor Sá e Tchê Tchê como grande responsáveis por bagunçar o sistema defensivo quase que inoperante do Palmeiras. O volante, aliás, recebeu passe na entrada da área e acertou um belo chute para marcar o segundo gol do time carioca na partida. Naquela altura, Abel já conversava com seus auxiliares uma alternativa para mudar a partida.

– Muito honestamente ao fim da primeira parte o resumo que eu fiz foi: eu não ajudei os meus jogadores com a ideia que eu tinha. Então o que fizemos foi corrigir e ser muito claros e específicos naquilo que queríamos na segunda parte. E eles fizeram e correu tudo bem – disse Abel, após a partida.

Mudança tática e de postura

 

Abel não fez mudanças. E voltou para o intervalo com os mesmos jogadores, mas com desenho tático diferente. Mayke passou a atuar mais aberto como um ala, enquanto Gustavo Gómez virou lateral-direito e formando a linha com três defensores na saída de bola.

Em apenas quatro minutos, o Palmeiras conseguiu fazer o que faltou no primeiro tempo: Endrick recebeu passe na entrada da área, costurou os marcadores e bateu forte. Lucas Perri tentou a defesa, mas o atacante diminuiu o placar no Nilton Santos.

O cenário do segundo tempo foi totalmente o oposto do primeiro. O Verdão teve 11 finalizações contra apenas três do Botafogo. A posse de bola virou controle do jogo e um domínio que sofreu alguns sustos antes da virada épica.

Tiquinho teve pênalti defendido por Weverton quando o jogo estava 3 a 1 para o Botafogo — Foto: André Durão

Aos 30 minutos, a expulsão de Adryelson, do Botafogo, mudou e deixou ainda mais aberto o jogo. Antes disso, porém, três minutos após ficar com um homem a menos, o Botafogo teve a chance de liquidar o jogo. Rony fez pênalti em Tiquinho Soares, que cobrou e parou em grande defesa de Weverton.

Virada épica

 

A partir daí, o Palmeiras cresceu e foi em busca de ao menos um ponto. Mas o melhor ainda estava por vir. Aos 38 minutos, Endrick recebeu na entrada da área e marcou outro golaço em chute forte. Cinco minutos depois, Flaco López empatou o jogo em lance que começou com cruzamento de Endrick e assistência de Gustavo Gómez para o centroavante argentino.

Murilo comemora gol pelo Palmeiras contra o Botafogo — Foto: André Durão

Murilo comemora gol pelo Palmeiras contra o Botafogo — Foto: André Durão

Aos 53 minutos, a apenas um do apito final após nove minutos de acréscimos, Murilo apareceu sozinho dentro da área para desviar cobrança de falta de Raphael Veiga e virar o jogo: 4 a 3.

A queda da vantagem para apenas três pontos, o contexto da vitória do vice-líder sobre o atual líder do campeonato transformam o resultado em algo muito mais que apenas os pontos conquistados. O Palmeiras está mais forte e de vez na briga pelo título brasileiro.

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *