inicial

logo-1

Aperte o PLAY

Carregando ...

Tocando Agora:

Carregando ...
rádio r - março - 980x135

De janeiro a setembro, Paraná lidera geração de empregos para jovens na região Sul

De janeiro a setembro, Paraná lidera geração de empregos para jovens na região Sul Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Paraná lidera o ranking de empregabilidade na faixa etária de 18 a 29 anos na região Sul, com saldo positivo de 68.383 jovens empregados com carteira assinada de janeiro a setembro deste ano. O setor da indústria foi o que mais ofereceu oportunidade de emprego e renda para a juventude paranaense, com 22.152 postos de trabalho, o terceiro melhor resultado neste segmento no cenário nacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

No acumulado do ano, o Paraná foi responsável por 27,5% das 1.127.806 novas contratações de jovens entre 18 e 29 anos realizadas em todo o país em nove meses, ocupando o quarto lugar no ranking nacional. O Estado de São Paulo, no topo da lista, colocou 311.062 trabalhadores na mesma faixa etária. Na sequência estão Minas Gerais (115.175) e Rio de Janeiro (89.530).

Entre os estados da Região Sul, o saldo de empregos gerados no Paraná para o mesmo recorte etário representou 42% dos 161.814 postos de trabalho ocupados por jovens entre os meses de janeiro a setembro de 2023. Os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul criaram 51.957 e 41.474 vagas, respectivamente.

No setor da indústria, o Paraná se destacou no cenário nacional, perdendo apenas para os estados de São Paulo (70.390) e Minas Gerais (28.656) em saldo de empregos gerados para jovens.

15,1 mil vagas: Agências do Trabalhador do Paraná têm oportunidades em todo Estado

Para o secretário Mauro Moraes, do Trabalho, Qualificação e Renda, o resultado obtido pelo Paraná no ranking de empregos para a juventude no setor da indústria, se comparado ao saldo de trabalhadores na mesma faixa etária em Minas Gerais, que possui quase o dobro da população paranaense, reforça o sucesso das políticas de promoção de emprego e renda adotadas pelo Governo do Estado, em especial a oferta de cursos de qualificação profissional, para ampliar as oportunidades para trabalhadores com idade até 29 anos.

“Parcerias como as que temos com o Sistema S são fundamentais para garantir formação de mão de obra para a indústria. Ganham com isso os trabalhadores e o setor industrial do Paraná, que precisa de mão de obra adequada para crescer e poder empregar ainda mais”, destaca.

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, o Paraná possui uma população de 11.444.380, a quinta maior do país. Minas Gerais é o segundo estado mais populoso, com 20.539.989 pessoas. Em primeiro está o Estado de São Paulo (44.411.238).

Atualmente, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda oferece diversos cursos de qualificação profissional distribuídos em projetos como Carretas do Conhecimento, Qualifica Paraná + Gestão, Qualifica Paraná, Mega-Gerar, Mais Qualificação e o Bora Paraná, este último com oferta de bolsa-auxílio para estudantes no valor de R$ 600.

“O pagamento de bolsas para alunos matriculados em cursos de qualificação ofertados pela SETR tem como objetivo reduzir os casos de desistência”, explica Moraes, acrescentando que o valor é uma ajuda financeira para custeio de despesas com alimentação e transporte.

Já o projeto Bora Paraná – Unidades Móveis 2023 é uma parceria do Governo do Paraná, Ambev e Senai Paraná. O objetivo é levar qualificação profissional de qualidade até as localidades mais distantes dos centros urbanos, assim como para locais em centros urbanos onde se concentram populações vulneráveis.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *