Rádio R

A melhor, e ponto.

Mais previsões: Tempo Lisboa 25 dias

Umuarama: Saúde alerta para reaparecimento de sorotipo da dengue; cidade acumula 43 positivações

Em janeiro foram confirmados seis positivações na cidade

Cerca de 80% das notificações de casos suspeitos de dengue em Umuarama, no atual ano epidemiológico, foram descartadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira, 17. Das 589 notificações, há 43 casos positivos e 72 suspeitas em investigação. Em janeiro foram registrados seis casos novos, até o momento.

Apesar do aparente controle, a Secretaria de Estado da Saúde alertou esta semana sobre o reaparecimento do sorotipo três (DENV-3) da dengue – que não era registrado desde 2016 – e sua circulação no Paraná. Com esta variação do vírus, a população se encontra suscetível e o número de casos pode aumentar bastante.

A infecção por um dos quatro tipos de vírus da dengue gera imunidade específica para esse sorotipo, mas é possível contrair a doença novamente se a pessoa for picada pelo mosquito transmissor e ele estiver contaminado com um sorotipo diferente.

Em Umuarama as regiões que apresentaram mais casos até agora foram o Guarani e Praça Anchieta, o Conjunto Primeiro de Maio e a região central, atendida pela UBS Centro de Saúde Escola. De agosto/24 até o momento, a dengue já foi confirmada em 14 regiões da cidade, no distrito de Lovat e na zona rural.

Os cuidados para evitar a dengue são bem conhecidos, como eliminar recipientes que acumulem água ou locais com água parada nos ambientes domésticos, quintais, terrenos baldios, dentre outros. Mas é necessário adotar essas medidas para a prevenção e o controle efetivo.

(Assessoria PMU)

SITES PARCEIROS
Fontes de Notícias
Fale Conosco no WhatsApp