STF marca o julgamento de mais 250 denúncias contra investigados por atos golpistas

Será o quinto lote de acusações contra autores intelectuais e incitadores dos atos de vandalismo. Até agora, o Supremo já tornou réus 350 presos em frente ao QG do Exército em Brasília.

 

O Supremo Tribunal Federal marcou o julgamento de mais 250 denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

A análise dessas denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República será entre os dias 16 e 22 de maio. É o quinto lote de acusações contra autores intelectuais e incitadores dos atos de vandalismo.

Atualmente, os ministros julgam o quarto lote de denúncias, que também tem 250 acusados, até a próxima segunda-feira (15). Quando concluir essa análise, o Supremo terá analisado 800 denúncias, portanto, mais da metade das 1.390 oferecidas pela PGR.

Até agora, o Supremo já tornou réus 350 investigados que foram presos em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, um dia após os ataques. Os ministros também já receberam 200 denúncias contra investigados que foram presos na Praça dos Três Poderes executando os ataques. Ao todo, 550 já são réus.

No Supremo, a expectativa é de que todas as denúncias estão julgadas até o início de junho.

Ainda cabem recursos contra a abertura de ações penais. Só após essa etapa é que as ações penais são efetivamente abertas e os acusados passam a ser réus. Na sequência, o STF começa a produção de provas e tomada de depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Os réus serão interrogados. Após, o STF vai julgar se eles serão condenados ou absolvido. Não há prazo para isso.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *