Revelado pelo Fluminense, volante disputou 12 jogos pelo Tricolor. Quando esteve no Macaé, disse estar com dores para desfalcar o time em jogo que caía no mesmo dia do próprio casamento
Investigado pelo Ministério Público de Goiás, Fernando Neto, de 30 anos, foi revelado pelo Fluminense, participou do projeto tricolor na Eslováquia e já alegou estar machucado para perder jogo decisivo pelo Macaé que caiu no mesmo dia do próprio casamento.
Nesta terça-feira, o ge divulgou uma conversa de Fernando Neto com Eduardo Bauermann que está presente na denúncia do MP. Nos prints, o volante, atualmente no São Bernardo, procurou em 2021 o zagueiro, à época no América-MG, com oferta de R$ 60 mil para levar um cartão amarelo nas rodadas finais do Brasileirão.
Na conversa presente na denúncia do MP, Fernando Neto, que à época defendia o Operário, disse ter participado do esquema e recebido um cartão amarelo após cometer falta no atacante Luciano Juba, do Sport, em jogo válido pela Série B (veja o lance acima). Essa partida também está entre as investigadas.
O primeiro jogo de Fernando no time principal do Fluminense ocorreu em 2013. Ele subiu ao profissional após ser vice-campeão da Copinha de 2012 na equipe que também tinha Fabinho, hoje no Liverpool. Logo na estreia, Fernando Neto foi titular da equipe de Abel Braga que venceu o Nova Iguaçu por 2 a 0 no Campeonato Carioca.
Naquele ano, atuaria mais duas vezes, ambas pelo Estadual. No ano seguinte, teve o primeiro empréstimo da carreira, para o Paços de Ferreira, de Portugal. Na volta ao Flu, atuou quatro vezes no segundo semestre de 2014 pelo Brasileirão. Os números dele pelo Tricolor foram retirados do site “Fluzao.info”.
Casamento em dia de jogo decisivo
Em 2015, Fernando Neto disputou dois jogos pelo Fluminense, sendo um amistoso na Florida Cup, mas depois foi emprestado ao Macaé para a disputa da Série B. Por lá, assumiu a titularidade na segunda metade da competição jogando mais como meia, apesar de ser lateral-esquerdo de origem. Aos 22 anos, vestiu a camisa da equipe 21 vezes e marcou três gols. Porém, desfalcou o time no jogo mais importante da temporada: a última rodada contra o Ceará, em briga direta para se livrar do rebaixamento.
Em 26 de novembro daquele ano, o ge publicou reportagem que informava que o meia do Macaé estava com dores no joelho e, por isso, ficaria fora da partida de sábado. Sábado este em que também estava marcado o casamento do jogador.
Casamento do meia do Macaé, Fernando Neto — Foto: Reproduçãol/ Instagram
Fernando não havia comunicado a diretoria do Macaé pedindo a liberação do jogo, como é costume nesses casos. O gerente da equipe na época, Gustavo Mendes, disse que havia sido pego de surpresa. Como dor é algo subjetivo e os exames não constataram lesão, ele não foi relacionado. No dia seguinte à veiculação da reportagem, o presidente do Macaé, Mirinho, criticou o jogador.
– Quem paga o salário dele é o Fluminense. Quem paga o apartamento dele sou eu, e o condomínio é ele (Fernando Neto). Agora, para se ter uma ideia, o condomínio dele está atrasado em mais de R$ 3 mil, que eu fui descobrir ontem. Quer dizer, ele já foi embora e pegou as coisas dele. É um jogador irresponsável, eu estou apavorado. Nunca esperava isso. Eu preferia que ele falasse a verdade, “Tenho um casamento”, que iria ser mais bonito, ia sair daqui por cima cima, entendeu?
Vários clubes na carreira
Com a derrota do Macaé para o Ceará, a equipe do Norte do Rio de Janeiro foi rebaixada, e Fernando Neto retornou ao Flu. Mas ele não ficou na equipe. Emprestado para Vila Nova em 2016 e Santos André no ano seguinte, só voltou a jogar uma partida pela equipe que o revelou em 2018, após passagem pelo Samorin, projeto tricolor na Eslováquia.
Confira todos os gols de Fernando Neto, do Macaé, na Série B do Brasileirão 2015
Entre outubro e novembro daquele ano, jogou em três derrotas, todas como titular no Campeonato Brasileiro. Em 2019 foi emprestado ao Paraná no último ano de vínculo que teve com o Fluminense, mas não atuou mais pela equipe tricolor. Em 2020, assinou com o Vitória e ficou em Salvador por duas temporadas.
Anunciado como reforço do Cruzeiro em um pacotão no fim de 2021, não chegou a estrear pela equipe, já que Ronaldo assumiu a administração da SAF da Raposa no início do ano seguinte e desfez algumas contratações. Em 2022 atuou pelo Operário, do Paraná. Atualmente ele está no São Bernardo, que na última segunda-feira se posicionou sobre a matéria da revista “Veja” que havia divulgado envolvimento do jogador da equipe paulista.
Veja a nota do São Bernardo:
“Sobre matéria veiculada pela Revista Veja, nesta segunda (08 de maio), o São Bernardo FC esclarece que, aguarda das autoridades informações concretas, pois a investigação e apuração de fatos relativos a denúncia de manipulação do mercado de apostas está sob segredo de Justiça.
‘Temos a obrigação de entender se houve realmente algo relativo ao atleta Fernando Neto, que foi contratado pelo São Bernardo, somente neste ano e a denúncia da revista fala em um jogo na temporada passada, quando o jogador atuava em outro clube’, destaca o executivo de futebol do clube Lucas Andrino.
‘Neste momento o que temos são informações veiculadas na imprensa e lógico temos a obrigação de entender o que de fato ocorreu e se ocorreu, nosso jurídico vai tomar ciência e aguardar a apuração de tudo. Nós estaremos alertas, peço as pessoas, humildemente, que tenham a compreensão necessária, para que tomemos todas as medidas dentro da responsabilidade que cabe a cada um de nós, como sempre fizemos aqui no São Bernardo’, esclarece o executivo.
‘Antes do início do Campeonato Brasileiro, ainda mesmo sem estas denúncias do MP de Goiás, eu pedi ao Sindicato de Atletas de São Paulo que fizesse uma palestra sobre esse assunto, e essa palestra foi feita aqui no São Bernardo para os jogadores, porque a gente se preocupa sempre em dar informações aos nossos atletas’, finalizou Andrino.“
FONTE: G1