De acordo com a docente, a experiência será importante para trazer novas práticas educacionais para as escolas do Estado
A professora de língua portuguesa e estudo orientado, Alessandra Beltramim, da Escola Integral Dr. Antenor Pamphilo dos Santos, em Iporã, foi uma das selecionadas para participar do programa Ganhando o Mundo que levará 96 docentes para um intercambio de três semanas na Finlândia ou Canadá. Os nomes dos classificados foram divulgados na última sexta-feira (14), pelo governo do Estado.
Alessandra, que é professora do ensino médio e fundamental, foi uma das três docentes da área do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Umuarama, classificadas para participar da seleção final do programa, mas foi a única que passou no processo final e conseguiu a vaga.
Depois de participar do processo de seleção, feito pela Secretaria Estadual de Educação, que exigiu formação e a realização de provas, agora ela se prepara para a viagem para o Canadá, que acontecerá em setembro. “Eu espero que nessa viagem eu possa levar os trabalhos que realizo aqui, mas também que possa trazer muitas experiências para os alunos e professores da nossa região”, afirmou.
Conforme a professora, a ideia é reunir a experiência que ela já tem com o conhecimento que terá fora do país. “O objetivo principal é fazer com que os alunos entendam a educação como potencial transformador. Eles gostam de estar na escola, mas precisam entender melhor esse processo da escola”, comenta.
De acordo com ela, a experiência será importante trazer novas práticas educacionais para dentro das escolas do Estado. “Os países para onde vamos é referência para a educação. Espero conhecer essa realidade lá [Canadá], ver o que eles tem de diferente e trazer para cá para aperfeiçoar o processo aqui no Paraná” finaliza.
Ganhando o Mundo
O programa Ganhando o Mundo é desenvolvido pelo governo do Estado do Paraná. Nesta edição, o maior objetivo é possibilitar que, a partir da imersão no sistema educacional de outro país, professores e pedagogos da rede estadual possam compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar sua capacidade de contextualização social, histórica e cultural.
Nas três semanas em que estarão fora do país, eles terão cursos de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país de destino.
Das 96 vagas ofertadas, 63 foram para professor ou pedagogo formador e 33 para professor ou pedagogo cursista. Além disso, 24 vagas são destinadas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.
Seleção
Foram selecionados os candidatos melhor classificados em relação à nota, formada a partir de dois fatores: experiência no Formadores em Ação (foram atribuídos pontos a cada jornada concluída) e prova didática.
Esta consistiu na entrega de um plano de ação e de um vídeo, ambos abordando uma situação-problema do ambiente escolar e uma proposta de solução. Também foi preciso fazer um teste de proficiência em inglês, para determinar o possível país de destino do participante.
O candidato que teve nota igual ou superior à B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), foi classificado para as vagas na Finlândia (onde o curso será ministrado em língua inglesa).
O que teve nota inferior à B2 foi classificado para as vagas no Canadá (onde a formação será em português). Os professores selecionados para o Canadá terão um curso preparatório de inglês ofertado pela Seed, para que possam se comunicar no país.
FONTE: Obemdito