Mais de 2 milhões de empresas foram abertas no Brasil de janeiro a junho deste ano. Isso significa que em média foram abertos 12 empreendimentos por minuto. Segundo dados do indicador de nascimento de empresas da Serasa Experian. Esse total representa uma alta de 2,5% comparado ao mesmo período do ano anterior.
Os dados também mostram que mais da metade das empresas abertas são do ramo de serviços. Foram mais de 1 milhão e 518 mil. Já no setor de comércio, o número de empresas abertas chega a quase 500 mil. E no setor de indústria, foram pouco mais de 133 mil.
Separando por região, o sudeste registrou o maior volume de aberturas de janeiro a junho. Foram pouco mais de 1 milhão de empresas. Em seguida está a região sul, com 402 mil aberturas. O nordeste apresentou 334 mil novas empresas. No centro-oeste foram pouco mais 200 mil. E, por último, a região norte, teve abertura de 106 mil empresas.
Para realizar o levantamento do indicador, o Serasa Experian considera a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as unidades federativas do Brasil.
Fonte: radiomusicalfm