inicial

logo-1

Aperte o PLAY

Carregando ...

Tocando Agora:

Carregando ...
RADIO R - JUNHO BRANCO - 980x135

Abril Amarelo: campanha fortalece a importância do diagnóstico precoce do câncer ósseo

O Abril Amarelo é dedicado a conscientização sobre o câncer ósseo, uma doença rara e que ataca pessoas de todas as idades, visto que é causada por uma síndrome genética, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) ou ainda, decorrente de metástase, ocasionada por outro câncer, conforme explica o ortopedista do Hospital do Câncer Uopeccan, Valter Penna.

A doença apresenta poucos sintomas, sendo os principais a dor, que possui intensidades variáveis e vai depender também de cada pessoa, e o aumento de volume local. De acordo com Dr. Valter, essa doença atinge apenas 1% da população e o diagnóstico precoce é mais do que essencial para determinar o sucesso do tratamento.

“Ao apresentar uma dor que não passa com o tempo, o ideal é buscar um médico generalista que vai avaliar o caso e encaminhar para a nossa especialidade, de ortopedia e oncologia. Para ter um diagnóstico conclusivo de câncer ósseo, é preciso fazer uma biópsia e, com o diagnóstico, estudar o protocolo que esse tumor vai se encaixar”, explica.

Para o tratamento, existem inúmeras abordagens, que vão depender de cada paciente e da forma de manifestação do tumor, como quimioterapia monoclonal, radioterapia, cirurgia.

Conforme o médico, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de diversas doenças, inclusive do câncer ósseo. Aliado a ele, é preciso também contar com uma equipe de médicos especializada, treinada e capacitada para atender pacientes e definir a estratégia de tratamento mais indicada.

Especialistas

Hoje, a equipe de ortopedia e traumatologia da Uopeccan é formada pelo Professor Doutor Valter Penna e pelo Doutor Flávio Franco. Em maio, mais um especialista se junta à equipe, que atende nos dois hospitais do Complexo Hospitalar Uopeccan, em Cascavel e em Umuarama, via SUS.

Em casos de dor e inchaço no local, o mais indicado a se fazer é buscar a Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) mais próximo da sua residência.

 

FONTE: Obemdito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *