O papa Francisco recebeu alta do Hospital Gemeli, em Roma, na manhã deste sábado (1º), após passar três dias internado com uma infecção respiratória. Ele, que agora se encontra na Casa de Santa Marta, no Vaticano, deverá se preparar para presidir as cerimônias da Semana Santa da Igreja Católica.
O sumo pontífice foi internado na unidade hospitalar quarta-feira (29), quando foi diagnosticado com uma bronquiolite viral, que é uma espécie de infecção nos pulmões resultante de um vírus. Desde então, vários religiosos pelo mundo todo se uniram em correntes de orações pela melhora de Francisco.
Na última quarta-feira (29), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu, por meio de sua presidência, ao episcopado brasileiro e a toda a Igreja no Brasil, que fossem realizadas orações pela saúde do Papa Francisco. A Diocese de Umuarama foi uma das que participou das orações pelo líder religioso.
Aos fiéis e jornalistas que se aglomeraram em frente aos hospital de Roma, o pontífice argentino brincou com a situação: “Ainda estou vivo”, disse, neste sábado. As pessoas que ali estavam cortam cumprimentadas pelo papa, que trocou algumas palavras antes se seguir ao Vaticano.
Em nota, o Vaticano também garantiu que o estado de saúde de Francisco apresentou uma melhora significativa, tornando assim possível que ele participe das cerimônias da Semana Santa, incluindo sua presidência durante o Domingo de Ramos.
Quando tinha 21 anos, Francisco foi submetido à uma cirurgia de pulmão devido à uma pneumonia severa, o que levou à retirada de parte de seu pulmão direito. Hoje, aos 86 anos, ele sofre de diverticulose, que é uma doença no cólon que já o obrigou a passar por uma intervenção cirúrgica e ficar internado no Hospital Gemeli, em 2021.
Fonte: Obendito